segunda-feira, setembro 25, 2006

Izabel: de Portugal à Santo André






Em uma travessia solitária que começou em Cascais (Portugal) dia 10 de julho, a velejadora brasileira Izabel Pimentel pisou hoje em terra firme, às 9h30 da manhã, em seu destino original: Vila de Santo André. A chuva passageira não impediu a recepção festiva feita por um grupo de capoeiristas, diretoria do Costa Brasilis, além de jornalistas convidados do resort: Fantástico, TV Globo (jornalismo), Sport TV, revistas Velejar e Mar e Mar.
Desde o anuncio da viagem, Izabel dizia que seu ponto de chegada seria a nossa vila, onde esteve por diversas vezes, mas por problemas técnicos teve que fazer uma parada em Fortaleza. Chegar a Santo André tem referencia a Costa Descobrimento, um gesto simbólico de homenagem aos navegadores portugueses e agradecimento ao seu patrocinador, Resort Costa Brasilis.Feliz por reencontra a família que não via desde maio, aceitou a chuva como um forma de retirar o sal do corpo. Izabel que se tornou a primeira mulher a fazer a travessia solitária do Oceano Atlântico com um veleiro de 21 pés (cerca de sete metros), antes da partida em Cascais, falava do medo:
“O que realmente dá medo é cruzar com os navios. Eles são de arrepiar. Do resto eu penso nos grandes navegadores da nossa história, que não dispunham de estrutura nenhuma e faziam grandes viagens. E é na força desses guerreiros que me agarro”.

















Quem é Izabel :
Natural do Mato Grosso do Sul, graduou-se Analista de Sistemas na Universidade Federal Fluminense. É no Brasil, uma das atletas com maior percurso navegado a remo e em solitário. Remou, contra a corrente, de Santos a Vitória, um pouco mais de 1000km. O litoral sul da Bahia, cerca de 800km. Na Europa, remou toda a costa Portuguesa, de Caminha até Vila Real de Santo António, 840km. Na Espanha, do Rio Guardiana, divisa Portugal-Espanha, até a cidade de Tarifa, Estreito de Gibraltar, mais de 300km. Em barco à vela navegou grande parte do litoral brasileiro, Costa Portuguesa e o Mediterrâneo. Trabalhou como skipper na costa brasileira e na escola de Vela Lusa, em Lisboa. Este ano de 2006, antes da travessia do Atlântico em solitário, navegou de Saint Quay, França, até Lisboa, Portugal.



Com Mickie - Costa Brasilis
"Pedras no caminho? Guarde todas, um dia construirá um castelo..." Esta frase de Fernando Pessoa tem significado especial para a velejadora, pois está na abertura de seu site. Mais informações no site http://www.jgpimentel.com.br/izabel/

Reporter Luciana Rezende, da TV Santa Cruz /TV Globo
Fotos: Cláudia Schembri

Nenhum comentário: