segunda-feira, setembro 25, 2006

Izabel: de Portugal à Santo André






Em uma travessia solitária que começou em Cascais (Portugal) dia 10 de julho, a velejadora brasileira Izabel Pimentel pisou hoje em terra firme, às 9h30 da manhã, em seu destino original: Vila de Santo André. A chuva passageira não impediu a recepção festiva feita por um grupo de capoeiristas, diretoria do Costa Brasilis, além de jornalistas convidados do resort: Fantástico, TV Globo (jornalismo), Sport TV, revistas Velejar e Mar e Mar.
Desde o anuncio da viagem, Izabel dizia que seu ponto de chegada seria a nossa vila, onde esteve por diversas vezes, mas por problemas técnicos teve que fazer uma parada em Fortaleza. Chegar a Santo André tem referencia a Costa Descobrimento, um gesto simbólico de homenagem aos navegadores portugueses e agradecimento ao seu patrocinador, Resort Costa Brasilis.Feliz por reencontra a família que não via desde maio, aceitou a chuva como um forma de retirar o sal do corpo. Izabel que se tornou a primeira mulher a fazer a travessia solitária do Oceano Atlântico com um veleiro de 21 pés (cerca de sete metros), antes da partida em Cascais, falava do medo:
“O que realmente dá medo é cruzar com os navios. Eles são de arrepiar. Do resto eu penso nos grandes navegadores da nossa história, que não dispunham de estrutura nenhuma e faziam grandes viagens. E é na força desses guerreiros que me agarro”.

















Quem é Izabel :
Natural do Mato Grosso do Sul, graduou-se Analista de Sistemas na Universidade Federal Fluminense. É no Brasil, uma das atletas com maior percurso navegado a remo e em solitário. Remou, contra a corrente, de Santos a Vitória, um pouco mais de 1000km. O litoral sul da Bahia, cerca de 800km. Na Europa, remou toda a costa Portuguesa, de Caminha até Vila Real de Santo António, 840km. Na Espanha, do Rio Guardiana, divisa Portugal-Espanha, até a cidade de Tarifa, Estreito de Gibraltar, mais de 300km. Em barco à vela navegou grande parte do litoral brasileiro, Costa Portuguesa e o Mediterrâneo. Trabalhou como skipper na costa brasileira e na escola de Vela Lusa, em Lisboa. Este ano de 2006, antes da travessia do Atlântico em solitário, navegou de Saint Quay, França, até Lisboa, Portugal.



Com Mickie - Costa Brasilis
"Pedras no caminho? Guarde todas, um dia construirá um castelo..." Esta frase de Fernando Pessoa tem significado especial para a velejadora, pois está na abertura de seu site. Mais informações no site http://www.jgpimentel.com.br/izabel/

Reporter Luciana Rezende, da TV Santa Cruz /TV Globo
Fotos: Cláudia Schembri

domingo, setembro 17, 2006

Revista Náutica



A edição de setembro da revista nautica traz uma reportagem de 9 paginas sobre o Cruzeiro Costa Leste 2006 e a nossa vila aparece com destaque...
A reportagem assinada por Jorge de Souza traz 6 magnificas fotos, citações e uma deliciosa legenda :
"Santo Paraiso - A Vila de Santo André, na Bahia, foi uma das paradas cro cruzeiro, que ali encontrou hospitalidade e ancoradou seguro"...

domingo, setembro 10, 2006

Cinema em Santo André


A cada 2 meses tem cinema. Com um projetor multimidia emprestado pela prefeitura, mais um dvd e umas caixas de som o cinema está pronto. Quando o tempo está firme o muro do Almescla ganha um lençol e se transforma em tela, quando está mais frio é na parede de um salão no Gaivota. Já assistimos "Narradores de Javé", "Os 2 Filhos de Francisco", "Na Era do Gelo", "A Marcha dos Pinguins" e na última quinta-feira "Caminhando nas Nuvens". Este projeto se chama PAPO FILME e é o primeiro passo para a piscoterapeuta Monica Paoletti puxar uma conversa que continua no dia seguinte com os adolescentes. E ainda tem sorteio para alguma coisa boa como aula de pão com Amadeo na CasaPraia. Ontem 3 meninas aprenderam a fazer pão, e outras 2 vão aprender a fazer vidro com Virginia Mares. Por enquanto as fotos do filme e do pão.... As da aula de vidro só na terça-feira.

a turma do pão : Monica, Cláudia, Amadeo e as meninas

sábado, setembro 09, 2006

Mineiros entre nós


O feriado de 7 de setembro foi motivo para Vila de Santo André receber ilustres visitantes. No Resort Costa Brasilis o Prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e na Pousada Victor Hugo, a Secretária de Cultura do Estado de Minas Gerais, Eleonora Santa Rita.
Na foto :Eleonora, sua irmã Julia, Henrique Costa, Carlos, marido de Eleonora e Léa Penteado. Foto:Cláudia Schembri.

sexta-feira, setembro 08, 2006

Santo André é IN



A revista Marie Claire que está nas bancas, traz uma pequena noticia sobre Vila de Santo André, mas de grande importancia. Em uma coluna onde relacionam varios temas e classificam como IN e OUT, nossa Vila aparece muito bem. Somos considerados IN enquanto Trancoso é OUT. Sem buscar comparações entre os dois locais do sul da Bahia, vale lembrar que a importancia da citação está no fato de que esta é uma das revistas femininas mais vendidas no país e as pesquisas mostram que quando se fala em viajar são as mulheres que decidem o destino turistico.

quinta-feira, setembro 07, 2006

quem passou por aqui





















Eliana, apresentadora da TV Record, passou alguns dias aqui. Veio a convite de Tania Alves e do Resort Costa Brasilis. Foi ver as baleias, se apaixonou por nossa Vila e pretende voltar. Quem sabe comprar um terreno e construir uma casa.
Na foto Eliana e Amadeo, em noite de festa no CasaPraia com show de Sofia Labios de Mel. Nas demais fotos, Tania Alves e a filha Gabriela com Amadeo; Eduardo Guedes, chef de cuisine e marido de Eliana com Sofia. Fotos :Claudia Schembri

Novo encontro

Depois do sucesso do almoço de recepção aos velejadores das 32 embarcações que passaram por aqui e dando continuidade ao projeto aprovado quando da formação da nossa associação, chega a Santo André dia 24 de setembro o fotógrafo Alexandre Campbell. Já estamos trabalhando na pré produção do book a fim de otimizar o trabalho do fotógrafo. Campbell desenvolve trabalhos para diversas publicações como a Folha de São Paulo e a Panrotas, revista reconhecida como um consolidador de informações para agentes de viagens.
Para conversar sobre: o book, os custos do fotógrafo e o fechamento da planilha do almoço oferecido aos navegadores convidamos todos para uma reunião dia 11 de Setembro, segunda-feira, às 20h, no CasaPraia.

Saiu na Folha de São Paulo


O Caderno de Turismo da Folha de São Paulo publicado hoje, tem como tema a Costa do Descobrimento. Vila de Santo André está citada nos textos abaixo reproduzidos :
"E das praias bonitas...
Mas o destaque mesmo em Santa Cruz Cabrália é a beleza natural de suas praias quase intocadas pelo homem. A maioria fica depois do rio João de Tiba, cuja travessia é feita de balsa.A primeira delas é Santo André, que conserva aparência rústica, com ruas de terra.Reserve um bocado de tempo para apreciar a vista da foz do rio João de Tiba, em frente ao mar. O encontro do rio com o mar forma uma ilha repleta de pássaros. (MÁRCIO FREITAS)"
Escuna passeia mar adentro e chalana desliza pelo rio acima
A partir do porto de Santa Cruz Cabrália partem passeios de escuna e de chalana.O passeio de escuna tem duração total de seis horas. Mas, logo depois de 50 minutos a bordo, chega-se ao Parque Marinho da Coroa Alta, formado por recifes e corais.Na maré baixa, formam-se piscinas naturais nas quais dá para ver um pouco da diversidade da fauna e da flora marinha, como peixes, moluscos, crustáceos e corais.A escuna também faz uma parada em Santo André. Aproveite para mergulhar. Se não tiver levado uma máscara e um snorkel, é possível alugar o equipamento ali mesmo.O passeio de chalana faz a subida do rio João de Tiba e também pára na praia de Santo André. A bordo, o turista conhece o ecossistema, a história e a cultura do vilarejo de Santo André. Quando chega à vila, o visitante interage com a comunidade. É um trabalho de conscientização para o respeito ao ambiente. (MF)
Ainda são citados na relação de hoteis e pousadas na região a Pousada Victor Hugo e a Pousada Gaili.