sexta-feira, março 23, 2007

Estamos entre os 100 melhores...

Amigos,

foi lançado o livro "100 lugares que você precisa visitar antes de dizer que conhece o Brasil". O autor, o jornalista Jorge de Souza,criador das revistas Viagem e Turismo, Terra e Viaje Mais, e editor da revista Nautica, conheceu a nossa vila em agosto do ano passado quando aqui esteve com osvelejadores fazendo uma otima cobertura do Cruzeiro Costa Leste, que ja foi m]assunto no nosso blog. Na época o livro estava praticamente fechado, mas ele confessou ter se encantado por Santo André e que colocaria as suas impressões de alguma forma. E cumpriu o prometido. O livro é super interessante e a citação da nossa vila é da maior qualidade e em alto astral.
O texto segue abaixo e o livro pode ser encontrado nas melhores livrarias ou através do endereço http://www.editoraoriginal.com.br/index.php?cat_id=108&pag_id=3148


Era uma vez uma aldeia de pescadores que foi descoberta por uns gringos aventureiros que se mandaram para lá e foram abrindo pousadinhas e restaurantes, até que…Sim, você já ouviu essa história. Aconteceu, por exemplo, em Trancoso, tempos atrás, e em Itacaré, mais recentemente. Pois, agora, o mesmo fenômeno esta ocorrendo em outra vila de praia da Bahia: a ainda quase desconhecida Santo André. Vizinha a Porto Seguro, mas providencialmente protegida da muvuca dos ônibus de excursões por um rio e uma balsa. Por isso mesmo, Santo André permaneceu semi-ignorada até hoje. O lugarejo é um charme só: fica na junção do tal rio com o mar, tem uma bonita praia em forma de meia-lua, sem casa alguma à vista, meia dúzia de estabelecimentos que cultivam uma discreta sofisticação e, praticamente não mais do que uma única rua – e de terra, sem carro algum por perto e coberta por túneis de verde vegetação. É o filet mignon da região. Não mais que 800 privilegiados moram lá e, destes, uns 50 são estrangeiros. Tem o suíço que assa pães, o alemão que recepciona os velejadores, o italiano que foi pioneiro das pousadas, os argentinos que montaram um misto de restaurante e bar de praia, a francesa que trocou Paris por um galpão sem paredes no alto do morro e por aí afora. Todos chegaram atraídos pelo mesmo ideal e hoje fazem parte de uma história que começa com “era uma vez uma aldeia de pescadores…”


…se quiser ver como era o Brasil quando Cabral chegou, o que, por sinal aconteceu bem perto dali.
NÃO VÁ
… se espera algo mais do que rusticidade e muita tranquilidade

ONDE ?
Santo André fica a apenas 25km (ou menos de meia hora de ônibus) de Porto Seguro, mas, para chegar lá, é preciso atravessar, de balsa, o Rio João de Tiba que, ao mesmo tempo, protege e afasta a vila.

QUANDO ?
Santo André só tem algum movimento (e pouco) nas férias de verão. Portanto, se quiser total tranquilidade, evite. Nas datas especiais como Carnaval e reveillon, também sempre pinta alguém de fora. Já para escapar das chuvas, descarte os meses de Junho e Julho.

SE EU FOSSE VOCÊ
…ficaria hospedado nas pousadas Araticum ou Victor Hugo , ambas do genero rústic-bacana e com bons pratos no cardápio. Na Araticum, a conzinha, inclusive, é como um palco e fica no meio do refeitorio. Se quiserem, os próprios hóspedes podem cozinhar.
…iria para o resort Costa Brasilis, que fica dentro da propria vila, dentro da própria vila, se for com a familia e quiser algo mais estruturado.
…faria, pelo menos, dois passeios de barco. Um aos recifes de Coroa Alta, que ficam em frente à vila, no meio do mar, e outro por dentro do rio João de Tiba, que é ainda mais bonito.
…passaria um dia inteiro de bobeira na inusitada Casa Praia, uma espécie de lounge à beira mar, com bar, restaurante, sofás e espreguiçadeiras quase na areia. A cozinha é aberta e os pratos feitos na sua frente, com direito a palpites e tudo o mais. Um lugar nada convencional.
…iria até o folclórico Restaurante de Maria Nilza, no KM 33,5 da BA-001, a cerca de 30kms de Santo André, que serve uma gostosa comida baiana caseira.
…comeria peixes e frutos do mar nas mesas dos restaurantes Gaili e Gaivota, este numa agradável varanda à beira do rio.


Quanto tempo ficar ?
4 dias para entrar no ritmo da vila, ou uma semana, para se apaixonar de vez por ela.

Aproveite para visitar Porto Seguro, mas só para poder dizer, com autoridade de quem já conhece, que não gostou.

Nenhum comentário: